Nossa História

Um pouco da rica história da Casa Gabos

1921 QUANDO TUDO COMEÇOU

As décadas de 1900 a 1920 foram muito importante para o Brasil, Foi o inicio da República, período de nossa história em que ocorreram muitas revoltas e grandes conflitos. 

 Em 1921 o Brasil enfrentava uma grave crise econômica que atrapalhava muito o país, com grande inflação e uma superprodução de café. 

O café, que está intimamente ligado ao desenvolvimento da Cidade de Santos e do país, era o principal produto de exportação do Brasil. E enfrentava a realidade de uma baixa  no preço mundial.

Foi nesse cenário que Sylvio Gabos criou a primeira óptica fundada na Cidade de Santos, em São Paulo.

Naquela época, era comum que as famílias habitassem o mesmo endereço de trabalho, e assim também foi com Sylvio e sua família. A primeira óptica de Santos funcionava na "Casa dos Gabos", e mais tarde se tornou a Casa Gabos. 

Com sua loja na região mais central da Cidade na época, a Casa Gabos rapidamente se tornou uma referência pelas inovações que criava e pela qualidade de seus produtos, que em muito melhoravam o conforto visual de seus clientes. 

O talento nato para o marketing - numa época em que o marketing não existia como cultura - aliado ao espírito empreendedor de Sylvio impulsionaram a Casa Gabos para um lugar de destaque nos serviços ópticos, que se mantém até os dias atuais.

Estamos em nossa 5ª geração de profissionais ópticos na Casa Gabos.

A tradição pela inovação e a dedicação ao cliente continuam como nossas prioridades.

Temos muito orgulho de nossa História.

OFICINA DE LAPIDAÇÃO

Na foto vemos a primeira oficina de lapidação da Casa Gabos.  

LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO

A primeira oficina de fabricação de lentes da Casa Gabos está nesta foto. Os processos de fabricação, artesanais, utilizavam alguns equipamentos bem específicos. 

A oficina de fabricação de lentes da Casa Gabos, já na época era uma das mais completas do Brasil. Tamanho cuidado e técnica de fabricação fizeram da Casa Gabos a fornecedora de lentes para a CARL ZEISS.

Podemos ver na foto a estante de ferramentas, mobiliário restaurado e que está na loja, e os equipamento de desbaste ("surfassagem") automáticos e manuais para lentes cilíndricas .

GABINETE DE OPTOMETRIA

Em 1921 Sylvio Gabos, o fundador, possuía um gabinete de optometria para atender seus clientes com o máximo de conforto e técnica.

Na foto do gabinete podemos ver o equipamento que era um ar condicionado para a época, operava a base de gelo seco para climatizar o ambiente do gabinete, aliviando o calor.

Também vemos a caixa de prova de lentes, pois era esse o método utilizado para pesquisar qual a mais adequada para o cliente.

Também podemos ver o Oftalmoscópio do início do século XX,  instrumento utilizado para a observação das estruturas oculares,  ou oftalmoscopia, a observação do fundo do olho.

Casa Gabos Óptica 

INVENÇÕES E PATENTES

No DNA da Casa Gabos está a inovação. 

Nesta foto, vemos Ito Gabos, o inventor da família. Em um stand de uma feira de produtos ópticos, Ito aparece ao lado da recepcionista, mostrando sua mais recente criação, a primeira máquina de temperar lentes de cristal óptico..

Sob a marca OPTIMAC, fábrica de máquinas para a produtos ópticos, Ito patenteou vários equipamentos. 

Entre eles o  ortopolaroscópio, para medir as distorções resultantes do processo de têmpera.

DOCUMENTOS

SOMOS PARTE DA HISTÓRIA DE SANTOS

A história da Casa Gabos está ligada a história da Cidade de Santos.  Aqui vemos alguns documentos que mostram essa relação. 

A carta da Carl Zeiss, com um pedido de fabricação de lentes, e de faturamento! 

O folder explicando como funcionavam as lentes Amber Coated e também sobre a importância da proteção contra raios infra vermelhos e ultra violetas. 

A Carta de Agradecimento para a Cidade de Santos, comemorando os 15 anos da Casa Gabos. 

E um conjunto de posts que mostra como era a feita a comunicação comercial na época.